Tudo sobre o canyoning

O desporto é essencial para manter a boa forma e no caso do canyoning, por exemplo, para que se receba a dose de adrenalina necessária para nos fazer sentir vivos e com força para enfrentar o dia-a-dia. Saiba tudo sobre o canyoning e descubra todos os segredos de um desporto radical que proporciona muita loucura e adrenalina.

O que é o canyoning e onde é praticado?

O canyoning, assim como o skurfing, é um desporto de exploração da Natureza, neste caso de canyons (penhascos) e quedas de água. É um desporto praticado por pessoas de todas as idades em diversos pontos do mundo, existindo algumas opções em Portugal. É um desporto de exploração no sentido de procura e não de abuso da Natureza, uma vez que uma das premissas do canyoning é o respeito à mesma de modo a que se deixe o local explorado intacto após a prática do desporto. É um desporto considerado perigoso, pelo que é importante que se tenha aulas e se vá acompanhado por um instrutor e materiais adequados para que tudo corra pelo melhor. Ainda não existem normas padronizadas, pelo que cada fornecedor deste serviço poderá operar de modo diferente, no entanto, terá que ser seguro em todas as instâncias.

Quais os materiais necessários para a prática de canyoning?

Os materiais necessários para a prática de canyoning, à semelhança da canoagem, incluem: um arnês, um descendor do tipo 8, cabo de segurança, mosquetões de diversos tipos, roupa adequada, capacete e luvas adequadas. Estes materiais permitem que se desça em rappel pelo canyon ou queda de água, ou seja, permitem que se pratique o canyoning em segurança. Outros materiais que podem ser utilizados incluem uma mochila, calçado adequado, fitas, anéis de fita, cordas elásticas, outros tipos de descendores, travões, um kit de escalada, roldanas, proteções para as cordas, lanternas, mosquetões, entre outros materiais que poderão ser considerados opcionais.

O que faz do canyoning um desporto interessante e divertido?

O contacto com a Natureza é sempre positivo e partindo desta premissa poderá dizer-se que o canyoning é em si muito interessante. É também divertido na medida em que mexe com adrenalina, com exploração e vistas de tirar a respiração. Em Portugal é possível praticar este desporto, assim como andar de caiaque, em diversos rios e ao explorar todas as opções poderá guardar momentos divertidos, guardar fotografias e vídeos impressionantes (uma vez que já existem câmaras adequadas para este tipo de desporto). Por outro lado, poderá sentir um contacto próximo com a Natureza de um modo diferente, sendo que existem muitos outros desportos também importantes para aprender a respeitar a Natureza de outras formas.

Em tom de conclusão, poderá afirmar-se que o canyoning é um desporto radical que consiste na prática de rappel descendo uma cascata ou canyon (penhasco) com o auxílio de materiais adequados a este desporto e após muito treino e apoio de um instrutor. É um desporto muito procurado para o contacto e exploração da Natureza, de modo respeitador, deixando o local explorado intocado e perfeitamente como foi encontrado. É considerado um desporto radical que não é para qualquer um apesar de ser interessante para qualquer pessoa. 

A sua votação: 
Sem votos