Tudo sobre caiaque

Tudo depende da modalidade que escolher. Não se esqueça que pode descer um rio com fortes correntes a uma grande velocidade (levando a adrenalina ao máximo) ou pode optar por uma viagem num lago, com águas calmas, ingressando numa verdadeira expedição na natureza. Prepare-se para a aventura e descubra tudo sobre o caiaque!

O caiaque e as suas utilizações mais comuns

Entre desporto, pesca e lazer, existem inúmeros caiaques para testar nas águas!

Desporto

Atualmente são diversas as competições desportivas que contemplam o caiaque.

Caiaque de Velocidade

Os caiaques de velocidade, também conhecidos com K1, são utilizados para corridas de 200, 500 ou 1000 metros, sempre em águas pacíficas. São barcos finos, com 5.2 metros de comprimento e com formas hidrodinâmicas. Apenas devem ser utilizados por profissionais competentes, pois, são barcos muito instáveis.

Caiaque de Slalom

Nesta modalidade de competição são feitas descidas (cerca de 300 metros) num rio turbulento, onde são colocadas balizas que devem ser atravessadas pelo atleta. Para tal, o caiaque dispões de várias características que o tornam fácil de manobrar. Tem um comprimento de 4 metros e uma estrutura larga que lhe proporciona estabilidade.

Caiaque polo

O caiaque polo é disputado por duas equipas, cada uma com cinco elementos. O objetivo é marcar o maior número de golos na baliza adversária. Como os choques entre os participantes são frequentes, os caiaques para praticar esta modalidade têm formas arredondadas e biqueiras na proa.

Caiaque de Descenso

Nesta modalidade o atleta desce rios com correntes fortes, da forma mais rápida possível. Para tal, os caiaques apresentam um grande volume na proa para que seja mais fácil furar a ondulação provocada pela corrente. A embarcação tem 4.5 metros de comprimento e uma largura de 60 centímetros.

Caiaque de Maratona

Como o nome indica, nesta modalidade, o caiaque serve para percorrer longos percursos (cerca de 10 km), sendo que, em parte do caminho, o caiaque pode ter de ser carregado por terra. Utiliza-se o caiaque de velocidade (K1).

Caiaque de Oceânia

Com mais de 5 metros de comprimento, este caiaque serve exclusivamente para percursos no mar. São embarcações bastante estáveis, visto serem utilizadas para percursos longos, por vezes, com mais de 20 quilómetros

Caiaque Surf

A utilização do caiaque para esta modalidade é, em muito semelhante à do surf tradicional. É um modelo de caiaque muito versátil pois permite fazer manobras sobre as ondas, sendo bastante estável e fácil de manobrar. Tem uma base achatada e mede 2.5 metros.

Pesca

Há, atualmente, modelos de caiaque considerados específicos para pescar, uma vez que têm o fundo plano e não arredondado (ao contrário daqueles usados na prática desportiva), conferindo maior estabilidade à embarcação. Estes modelos possuem ainda uma quilha pronunciada e um compartimento preparado para o transporte dos utensílios necessários.

Há um conjunto de acessórios que este tipo de caiaque comporta e que podem ser muito úteis para a pesca, como: uma cadeira com apoio para as costas; uma âncora, para manter o barco parado nalgum ponto específico, sobretudo em caso de maior corrente; um leme, a fim de facilitar a dirigibilidade do caiaque; uma caixa tipo bagageira, impermeável, para acondicionar os equipamentos.

Elementos essenciais são ainda o colete salva-vidas, que deve ser usado em todas as ocasiões, e o remo, que é o único instrumento de propulsão que estará ao dispor do utilizador.

Lazer

O uso do caiaque está habitualmente mais relacionado com a prática de exercício físico do que com o passeio, uma vez que na sua maioria os caiaques estão preparados para transportar apenas uma pessoa. Se a sua utilização for para alguma atividade desportiva, o seu fundo deve ser mais arredondado, enquanto se forem usados para passeio, à semelhança dos caiaques utilizados para a pesca, devem ter o fundo plano. Habitualmente são utilizados em águas com pouca ou nenhuma corrente, com especial destaque para as barragens. Andar de caiaque é uma excelente forma de desfrutar da natureza, seja sozinho ou em grupo.

Algumas dicas para desfrutar do caiaque em segurança

Seguem-se algumas recomendações de relevo acerca da utilização deste tipo de embarcação, para que dela se possa desfrutar ao máximo e em segurança:

  • Caso haja necessidade de transportar alguma coisa, esta deve ser bem firmada à embarcação, para que não se perca caso o caiaque vire;
  • A roupa deve ser apropriada para atividades náuticas: roupas leves, quentes no inverno e que sequem com facilidade. É ainda recomendável o uso de calçado de neoprene, próprio para estadias prolongadas dentro de água (há a possibilidade de os pés estarem quase permanentemente submersos);
  • Sobretudo no verão, é aconselhado o uso de protetor solar e repelente de insetos;
  • Deve existir um bom suporte de fixação para o remo no caiaque, já que se ele se perder a locomoção será extremamente difícil (o remo é o único instrumento de propulsão disponível);
  • O uso de colete salva-vidas é imprescindível;
  • A planear de acordo com o tempo de utilização previsto, é recomendável levar líquidos, snacks ou refeições leves.

 Sabia que?

  • Os primeiros caiaques surgiram no Ártico e foram inventados pelos esquimós.
  • Eram construídos com os recursos disponíveis: peles de focas, pedaços de madeira e ossos de baleia.
  • Os caiaques chegaram à Europa na primeira metade do século XIX.
  • As modalidades de caiaque entraram nos Jogos Olímpicos em 1936, em Berlim.
A sua votação: 
Average: 4.4 (7 votos)