O que é o parasailing

Se, por exemplo, é uma daquelas pessoas que, durante as férias, não consegue estar parado nem tão pouco ficar estendido na toalha ao sol, o parasailing pode ser a atividade desportiva ideal para si. Saiba em que consiste o parasailing e conheça o porquê deste ser um desporto único e refrescante.

O parasailing é uma atividade desportiva muito divertida e descontraída para todos os seus praticantes. Trata-se de uma modalidade que tem tido um crescimento acentuado nos últimos anos e a sua prática acontece nos meses de maior calor, principalmente nas férias, onde as atividades na água são as mais apetecidas.

Para a prática do parasailing, não são exigidos qualquer tipo de conhecimentos técnicos, nem é necessário realizar um curso de especialização, basta saber nadar e ter um grande espírito de aventura.

O parasailing é uma das atividades desportivas de maior sucesso nos roteiros turísticos nacionais e internacionais. No fundo, é um desporto de aventura que se encontra disponível em muitas praias por todo o mundo.

Como funciona o parasailing

Este desporto funciona à semelhança do voo rebocado com parapente, em que um praticante está conectado a um pára-quedas especial, denominado de parasail. Por conseguinte, o parasail está rebocado através de um cabo de kevlar (material muito resistente e utilizado nos cintos de segurança) a um barco ou outro meio de transporte marítimo.
Existem pessoas mais aventureiras que praticam o parasailing em terra, rebocado a um carro, no entanto, é necessário ter muita experiência para o fazer e essa não é a modalidade mais apreciada pelos seus adeptos. O parasailing é assim uma mistura entre duas modalidades distintas: o paraquedismo e o skurfing.

Para descolar, os praticantes encontram-se, na maioria das vezes, sentados e ficam com as pernas esticadas para facilitar o momento de levantar voo. Depois, assim que a marcha se inicia, e à medida que a velocidade aumenta, o parasail enche-se de ar e o piloto começa a sua subida. É uma sensação única de liberdade, apesar dos praticantes não terem o controlo da direção e da velocidade do voo.

As principais características do parasailing

O parasailing é uma atividade desportiva muito peculiar e distingue-se das demais graças às suas características. São elas:

  • É um desporto de Verão que, por questões de segurança, é realizado acima da água. Em caso de alguma dificuldade ou mau funcionamento do equipamento (situação muito rara) o aterrar na água é sinónimo de uma maior segurança;
  • A sua prática não exige qualquer curso especializado ou qualquer tipo de conhecimentos técnicos, à exceção de saber nadar;
  • É uma forma de entretenimento individual ou coletivo. O limite máximo são três pessoas, o que permite que uma família pequena desfrute em conjunto da sensação de viajar por entre os céus;
  • O praticante não exerce qualquer tipo de controlo sobre a direção e velocidade do voo, tem apenas a possibilidade de usufruir da paisagem;
  • Um voo de parasailing efetua-se, aproximadamente, entre os 150 e os 300 metros de altitude e isso faz com que os praticantes tenham uma vista privilegiada e uma sensação de liberdade única;
  • A velocidade do voo é variada, porque depende do vento, do veículo, do peso do praticante, mas em média situa-se à volta dos 40 km/h;
  • Cada viagem de parasailing dura, em média, 15 a 60 minutos e o preço é de, aproximadamente, 30 euros/68 reais a 155 euros/350 reais, dependendo sempre das tabelas das escolas e dos pacotes escolhidos.

A sua votação: 
Average: 5 (1 vote)