Equipamento necessário para praticar canoagem

Porque não começar a pensar já nas suas férias de Verão e reservar para si ou para a sua família a oportunidade de conhecer e experimentar algo bem radical, por exemplo, um desporto carregado de desafios, pleno de liberdade e com muita adrenalina à mistura, como a canoagem. Imagine-se dentro de uma canoa, abrindo caminho numa imensidão de água, como um autêntico homem do leme, um verdadeiro capitão. A canoagem proporciona um contacto terapêutico e calmante com a natureza e, por outro lado, oferece um exercício único e compensador. Não é preciso ser um atleta profissional na prática da canoagem, basta ter espírito livre e gosto pela aventura.

O que é a canoagem?

A canoagem é uma modalidade olímpica que consiste em descer rios, geralmente com rápidos e pratica-se numa canoa ou caiaque, de forma individual ou por equipas e é feita através da força braçal; é necessário remar para levar a canoa a bom porto, ou seja, ao fim do percurso. A canoagem tornou-se conhecida a um nível mundial e atrai milhares de praticantes a todos os rios ou afluentes.

Equipamentos necessários

É preciso ter muita atenção aos materiais escolhidos e utilizados para a prática da canoagem. Destacamos os mais importantes:

Caiaque

  • As canoas funcionam à semelhança dos carros, existem vários modelos para várias pessoas.
  • Os caiaques podem ser de velocidade, de fundo, de slalom, de surf, de pólo, de maratona e de mar. Variam de acordo com a utilização ou modalidade para a qual se destinam.
  • Relativamente à forma, os caiaques podem ser abertos ou fechados, duplos, triplos ou quádruplos.
  • Os materiais comummente utilizados na construção de um caiaque e que garantem uma melhor performance são: a fibra de vidro e de carbono e o polietileno.
  • Para uma finalidade amadora, turística e/ou recreativa, os caiaques devem ter mais de 4 metros de comprimento por 60 cm de largura. A proa (frente do barco) deve ser alta e cortante e a linha de quilha levemente arqueada.
  • No caso de ter preparado um passeio curto, é suficiente ter um sistema de amarras sobre o convés para transportar alguma bagagem. Por outro lado, no caso de ser uma excursão longa, adicione compartimentos de carga e utilize um leme.
  • Já ouviu que nunca se deve ficar de pé numa canoa? Essa é uma das coisas mais importantes que precisa de saber. Ao estar numa canoa, lembre-se de manter o seu peso no eixo central, assim terá o máximo de estabilidade e segurança.
  • No caso de a sua embarcação virar na água, mantenha-se sempre junto à mesma, pois o caiaque pode salvar-lhe a vida até chegar auxílio.

Colete salva vidas

Uma das coisas mais importantes na canoagem é o colete salva-vidas. Este pode ter abertura frontal ou lateral, bolsas para guardar pequenos objectos e é confeccionado em diversos materiais. Nunca subestime a força das águas, por muito bom nadador que seja, previna-se sempre! Dessa forma, o colete salva vidas é um elemento de presença obrigatória para a sua segurança e consciência.

Capacetes

Os capacetes têm como função a protecção da testa, da nuca e das orelhas. São imprescindíveis para a segurança de um canoista, na medida em que representam uma mais-valia na prevenção e no cálculo dos riscos da actividade. Existem vários tamanhos adaptáveis a si, podendo ser regulados pelo tamanho da cabeça. Opte por um que o faça sentir confortável.

Remos

Os tipos de remos mudam de embarcação para embarcação e encontram-se centenas de combinações de remos possíveis; com diferentes pás, tamanhos de empunhaduras e comprimentos. O tamanho ideal para si é aquele que chega até à altura dos seus olhos.

Cabo de resgate

O cabo de resgate vai de encontro a um lema que os canoistas respeitam: “homem à água”, uma vez que todos os indivíduos são auxiliados e socorridos da água. Para tal, nos seus percursos, os praticantes levam uma corda elástica, de aproximadamente 20 metros, utilizada para resgates no caso de alguém cair do bote – é o designado cabo de resgate.

Saia

É uma colcha que se ajusta no aro da cabine e na cintura do canoista que impede a entrada de água no caiaque. Pode ser fabricada com vários materiais, sendo que a de neoprene é a mais eficiente. A saia é dotada de duas alças de segurança na parte anterior para retirada rápida no caso de necessidade.

Roupas e acessórios

Para fazer uma boa figura e ter um bom desempenho prepare-se convenientemente e dê atenção a todos os pormenores. Se o dia está solarengo, opte por uma camisa de manga curta, boné ou chapéu, óculos escuros e muito protector solar. Por outro lado, se o dia está cinzento leve um agasalho mais quente, um casaco com capuz e mantenha a camisola interior bem isolada.

Por conseguinte, um calçado leve evita o atrito dos calcanhares com o casco (fundo do caiaque). Finalmente, não se esqueça das luvas, utilize umas de musculação, sem a ponta dos dedos, pois só assim conseguirá proteger as mãos contra a formação de bolhas.

Se já tem todos os acessórios necessários, ainda vai continuar a aguardar, impacientemente, pelo próximo Verão? Agarre já na sua família e no próximo fim-de-semana dedique-se a uma jornada de canoagem fantástica, de pura diversão, única e inesquecível.

A sua votação: 
Average: 4 (79 votos)