Como escolher a prancha de surf certa

Pode parecer bastante simples, mas a escolha de uma prancha de surf pode ser uma das maiores dificuldades de todos os surfistas. É fundamental que um surfista principiante saiba escolher a prancha de surf mais apropriada para começar a surfar, caso contrário, todos os seus esforços dentro de água poderão ser em vão. Saiba como escolher a prancha de surf certa e aprenda corretamente a arte de deslizar pelas ondas.

Atualmente, nas lojas de surf, existe uma enorme variedade de pranchas de surf de vários tamanhos, formas e cores distintas. Contudo, para escolher a prancha de surf perfeita, é fundamental cumprir com os 3 pontos seguintes:

Ser honesto acima de tudo

Um dos maiores erros que os surfistas cometem quando estão a escolher uma prancha de surf está relacionado com a falta de honestidade com o vendedor e consigo próprio. Na maioria das vezes, indica-se que se pesa menos 5 ou 6 kg do peso efetivo e diz-se que se pratica surf cerca de 4 a 5 vezes por semana. Contudo, na prática, a realidade é bem diferente, pois surfa-se apenas 2 ou 3 vezes por mês e pesa-se um pouco mais do que aquilo que se diz. A falta de precisão destas informações é muito prejudicial para o surfista, uma vez que o leva a adquirir uma prancha de surf que não condiz com os seus conhecimentos/fisionomia, fazendo com que o seu domínio seja muito mais difícil.

Tenha em atenção que as pranchas de surf pequenas e de pouca espessura são as ideais para os surfistas mais experientes, dado que são mais rápidas, difíceis de dominar e sensíveis aos comandos do surfista. Se estiver a iniciar-se na modalidade ou se estiver a ensinar alguém a surfar, deve escolher uma prancha de surf grande e espessa, pois é mais estável e fácil de ser manobrada.

Saber avaliar o seu nível de surfista

No momento de escolher uma prancha de surf, muitos surfistas limitam-se a escolher a prancha de surf que é utilizada pelos seus maiores ídolos. No entanto, esquecem-se que o seu nível de surfista poderá estar num patamar completamente diferente daquele que é evidenciado pelos profissionais deste desporto de aventura. Por exemplo, na década de 90, todos os surfistas queriam uma prancha de surf igual à do Kelly Slater (uma lenda do surf mundial), pois as manobras que ele realizava (e continua a realizar) em cima de uma prancha pareciam ser de fácil execução e são precisamente o contrário. Os materiais usados pelos surfistas profissionais, como as pranchas de surf, não se destinam à maioria dos surfistas, porque estes não têm o traquejo nem a experiência para os dominar corretamente.

Entender que uma prancha de surf é um produto inacabado

Para escolher a prancha de surf perfeita, todos os surfistas devem ter a noção que a sua “board” poderá ser constantemente modificada. Os desportistas podem chegar à conclusão que a sua prancha de surf, de windsurf, de bodyboard ou de skurfing está um pouco rígida ou solta, de acordo com determinadas experiências realizadas no interior da água, e isso poderá afetar a qualidade do seu domínio. Nestes casos, é aconselhável que a leve a um shaper (fabricante) para que ele a possa ajustar e adaptar ao seu estilo.

A prancha de surf é a extensão de um surfista no mar e revela os traços da sua personalidade. Quando ela está bem trabalhada, existe uma comunhão perfeita entre o surfista, as ondas do mar e a prancha de surf.

Aspetos a ter em conta para escolher a prancha de surf certa

Para escolher uma prancha de surf perfeita e ficar satisfeito com o resultado final, é necessário observar os aspetos seguintes:

  • Considere a experiência do shaper e da fábrica onde poderá mandar fabricar a sua prancha de surf;
  • Pergunte ao vendedor ou fabricante quais os materiais que são usados no fabrico de uma prancha de surf. Tenha em mente que existem materiais de maior qualidade que outros;
  • Procure falar sempre com o shaper que vai produzir a sua prancha de surf para que não existam falhas na sua construção. O shaper é um profissional que conhece as principais dificuldades dos surfistas e, como tal, poderá saber perfeitamente quais são as suas. Por outro lado, ele pode indicar-lhe o tipo de design mais apropriado para as suas habilidades de surfista;
  • Se encomendar a sua prancha de surf numa loja, certifique-se que o vendedor está tecnicamente apto para tirar todas as suas dúvidas, caso contrário deve procurar um shaper experiente;
  • Desconfie sempre de pranchas de surf muito baratas, pois podem ser de qualidade duvidosa. Uma boa prancha de surf é aquela que é construída com materiais de primeira qualidade e oferece a garantia de máxima durabilidade e longevidade.
A sua votação: 
Average: 4.6 (19 votos)